Carta Programa para gestão 2010-2013 do CRP–03 (BAHIA)


27 de agosto de 2007 foi uma data histórica para a Psicologia dos estados de Bahia e Sergipe. Naquela ocasião, 2 chapas concorreram na eleição do CRP-03 e um novo projeto ético-político para a profissão foi apresentado, sendo escolhido pela maior parte da categoria: Chapa 12 - “Mobilizar para cuidar da profissão”


Aquela chapa, liderada por Marilda Castelar, reuniu psicólogas e psicólogos graduadas(os) por diferentes universidades e faculdades de psicologia e com atuações profissionais - psicólogos, professores e pesquisadores - oriundos e ligados a distintas áreas da psicologia: saúde coletiva, trânsito, social, políticas públicas,  relações raciais, organizacional, gênero e sexualidade, jurídica, criança e adolescente, ensino de psicologia, clínica, sistema prisional, assistência social, dentre outras (ver nota ao fim desta postagem*). Apesar de suas especificidades, havia algo que os unia: o desejo e a responsabilidade com presença cada vez maior da psicologia na sociedade,  pautada no compromisso social e na promoção dos direitos humanos.


De 2007 até hoje, foram inúmeras as realizações deste grupo que ocupou o XII Plenário e coordenou o CRP 03 durante os últimos três anos. Através de um trabalho incansável, que contou com a presença dos conselheiros eleitos, mas sobretudo de diversos outros colegas que foram recebidos nesta gestão para construção deste projeto coletivo para a psicologia, conseguimos implementar uma série de transformações cumprindo todos os pontos que nos comprometemos em nossa carta-programa de 2007.  


É importante destacar que muitas ações são obrigatórias, devendo ser cumpridas pela autarquia, independente da gestão que a ocupe. No entanto, o modo de conduzir e implementar a política pode ser diferente, e foi essa diferença que acreditamos ter conseguido: uma gestão COLETIVA E DEMOCRÁTICA, com importante participação da categoria, pautada na ética, na transparência e no compromisso social, construindo um conselho diferente para os colegas e sociedade.


Por tudo isso, e por sabermos que ainda temos muito que fazer, é que nos apresentamos novamente, com antigas e novas pessoas, para continuar avançando na luta! Para as eleições de 2010, o grupo CUIDAR DA PROFISSÃO apresenta suas propostas, buscando apresentar a cada profissional de psicologia e a toda a categoria, um programa consistente, comprometido, engajado e exequível, dando continuidade ao que já vem sendo feito e avançando na execução do projeto ético-político para psicologia baiana e sergipana.


Trabalhamos por uma presença cada vez maior e mais qualificada da psicologia na sociedade, mas trabalhamos também e sobretudo, por uma sociedade mais justa, equânime e plural. Acreditamos que um Conselho Profissional deve exercer a sua função de orientar, fiscalizar e disciplinar o exercício profissional, mas que ele pode ir além: pode e deve organizar e mobilizar a categoria apresentando e oferecendo as contribuições da psicologia à sociedade. Para isso, acreditamos que o conselho deve ser um espaço democrático e coletivo que contribua para a democratização, constituindo-se num espaço de diálogo e debates, em que cada psicólogo (a) possa se reconhecer, e também atuar na promoção de melhores condições sociais. Assim, reafirmamos o conselho como um espaço de encontros, como um espaço de mediação, um espaço de articulação para o diálogo com 3 grandes atores sociais: a categoria (psicólogos e estudantes); a sociedade (os usuários dos serviços de psicologia, entidades e grupos sociais em geral) e o Estado. Sem o diálogo com estes diversos grupos não cremos ser possível a construção de uma psicologia e de uma sociedade melhor para todos. Conheçam abaixo neste blog algumas de nossas propostas para tornar viável este conjunto de idéias que por ora apresentamos aos colegas.









*Esse grupo se originou a partir da atuação de seus membros em diversos grupos de trabalho ligados à Comissão de Direitos Humanos coordenada por Marilda Castelar. A experiência acumulada através destes grupos, e a divergência na forma de condução do CRP-03, levou a constituição daquela chapa, sendo esta por fim, por decisão democrática da maioria das(os) psicólogas(os) baianas(os) e sergipanas (os), eleita em 27 de agosto de 2007, inaugurando assim nova etapa na história e na forma de conduzir o conselho na nossa região

5 comentários:

Julia disse...

acompanho essa gestão do CRP e acho que vcs fizeram um trabalho ímpar, mas pra ser sincera acho que a categoria deveria visualizar isso melhor, ou seja, vcs 'pecaram' nas estratégias de comunicação e marketing, mas acho q as mudanças são notórias.

Parabéns!

Anônimo disse...

Parabéns para essa Gestão atual do CRP. Quem vem abrindo as portas para que nós psicólogos(as)possamos participar de comissões que enriquecem a área profissional. E tenho certeza que a Chapa 12 - cuidar da Profissão, vai seguir os passos e dar continuidade nos trabalhos exemplares do CRP e criar novos caminhos para mobilizar os profissionais. Um grande abraço.

Chapa 12 - Mobilizar pra cuidar da profissão disse...

A chapa Cuidar da Profissão agradece as visitas ao blog e todos os apoios e comentários. Vamos em frente!

Chapa 12 - Mobilizar pra cuidar da profissão disse...

Júlia, agradecemos o seu comentário, observação e pedimos desculpas por não ter respondido prontamente.

A gestão atual do CRP-03 realizou muita coisa nesses 3 anos - que é pouco tempo - e várias delas foram em nível de implementação, ou seja, estávamos iniciando algo que não existia, experimentando e tentando atingir a melhor forma.

Apesar de termos feito vários esforços no sentido de melhorar a comunicação com a categoria, sabemos que precisamos aumentar a visibilidade das nossas ações através de estratégias como as observadas por você. Cuidar da Comunicação com as / os profissionais está na proposta de gestão da Chapa 12 e em breve publicaremos este tópico no nosso blog.

Abraços!

Celso Renato disse...

Olá caríssimos,

Quero parabenizar a bela campanha que o Cuidar da Profissão Bahia vem fazendo. Embora as notícias não cheguem em minas com facilidade, percebemos claramente através do site a solidez e compromisso que a Chapa 12 tem! Abraços. Celso Renato (Chapa 11 do Movimento Cuidar da Profissão MG - www.pracuidarminas.org)